Sobre a iCert

Somos uma agência corporativa de web design que é apaixonada por nossos pixels.

Nossa história

A iCert iniciou suas atividades na cidade de Guaporé/RS, no ano de 2006, porém a história do empreendimento de fato começa em março de 1993, quando é fundada a empresa EMB (iniciais do nome do fundador: Eduardo Marcos de Bona), com a finalidade de desenvolver softwares para pequenas empresas.

O primeiro software desenvolvido chamava-se CAIXA FACIL, era um aplicativo feito sob encomenda de uma pequena empresa fabricante de carimbos, e que queria registrar e classificar as despesas do mês, com um plano de contas contábil simplificado, e que permitisse a impressão do extrato de uma determinada conta de despesas – isso auxiliava o proprietário da empresa fabricante de carimbos a visualizar ordenadamente onde estava sendo gasto o dinheiro da empresa. O aplicativo funcionava no ambiente MS-DOS (ambiente antigo que era utilizado muito antes do aparecimento do ambiente gráfico windows).

Os primeiros anos da empresa foram dedicados ao desenvolvimento de pequenos softwares, todos por encomenda de clientes específicos – desde software para controle de caixa, controle de associados de um clube, controle de estoque, faturamento, dentre outros.

Porém, esse desenvolvimento ocorria como um hobby em horas vagas (especialmente a noite e finais de semana), uma vez que a atividade principal do fundador da empresa era a de auxiliar administrativo e contabilista em uma indústria de semi-jóias, onde inclusive desenvolvia o sistema de gestão da empresa.

Por volta do ano 2000, com o início da expansão da internet no Brasil, o fundador da empresa desligou-se do emprego, para dedicar-se integralmente a uma empresa que iniciava a exploração da assinatura de pacotes de internet para empresas e particulares na cidade de Guaporé/RS, e também ao desenvolvimento de sistemas para as empresas locais.

Nessa época entrou em cena um sistema desenvolvido já com a mentalidade de um sistema único, para diversas empresas: o sistema de catálogo digital. Guaporé/RS, é uma cidade conhecida por ser um polo e ter sua economia baseada em empresas fabricantes de jóias, semi-jóias e lingeries, e essas empresas possuem uma extensa linha de modelos distintos de produtos, e que por operarem no nicho de moda, acaba tendo uma renovação muito grande da modelagem de produtos. É comum uma empresa fabricante de semi-jóias possuir mais de 3.000 itens diferentes em linha, e mensalmente renovar de 100 a 150 desses itens. Demonstrar os novos produtos e manter um catálogo atualizado junto aos clientes compradores sempre foi um problema para as empresas locais.

Na época, a internet ainda engatinhava e a velocidade era um fator limitante de grande importância, uma vez que a banda larga ainda era um conceito que existia apenas nos mercados mundiais mais avançados, e bem distantes da realidade brasileira, isso favoreceu uma linha de negócios que tornou a empresa pioneira no Brasil no desenvolvimento de software para catálogo de jóias. As empresas mandavam os novos produtos “lançamentos”, para serem fotografados, e essas imagens digitais eram retocadas e adicionadas a um software, que era distribuído em CD-ROM e enviado para os compradores em todas as partes do mundo, geralmente via UPS / FEDEX (Serviços de entregas existentes em praticamente todos os países).

Paralelamente ao desenvolvimento dos sistemas de catálogos digitais, iniciou-se um projeto ambicioso de desenvolver um software para gestão de pequenas empresas, mas com foco em distribuição e entrega presencial – isso é: a empresa desenvolvia, implantava, e treinava os usuários presencialmente – e isso acabou limitando a atuação apenas a micro-região em que a iCert estava inserida.

Em 2006, nasceu formalmente a marca iCert, já na cidade de Lajeado/RS, onde a empresa mantém sua sede, com o principal objetivo de obter a infraestrutura necessária para poder expandir seus negócios. Esse foi o ano onde o software “catálogo digital” foi sendo gradativamente descontinuado e substituído por sites dinâmicos, uma vez que a internet estava cada vez mais presente e com a qualidade melhorando, e o custo ficando cada vez mais acessível.

Ao mesmo tempo em que a empresa mudou-se de cidade, tornou-se necessário repensar o modelo de negócio, foi quando a empresa passou a adotar a estratégia de distribuição e atendimento online, extinguindo os atendimentos e demandas presenciais – isso permitiu uma estratégia de preço competitivo no mercado nacional, e ao mesmo tempo ganhos em escala com significativos incrementos de qualidade. Nascia nesse momento o modelo de negócios utilizado até hoje na iCert com o sistema Gestor Total.

Aproveitando o momento econômico brasileiro e as iniciativas do governo em relação a nota fiscal eletrônica (NF-E), cupom fiscal, nota de consumidor eletrônica (NFC-e), a iCert deu um salto e firmou-se como importante competidora no mercado de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Atualmente trabalha no desenvolvimento dos softwares Gestor Total, GPAF, GTMobile, e desenvolvimento de sites web institucionais e sites e-commerce.

Antecipando os próximos movimentos, a iCert trabalha hoje no desenvolvimento do GWEB (Gestor Web), um novo sistema de gestão que será disponibilizado na nuvem, no modelo de assinatura de serviço, que vai possibilitar outra mudança importante não apenas na forma de distribuição do sistema, mas também em relação a novas implementações, facilidade de uso para os usuários, e velocidade de resposta as frequentes mudanças de legislação e dinâmicas de negócios.

Eduardo Marcos De BonaSobre a iCert